Mitos e verdades da gravidez – parte 2

Olá. No post de hoje, eu esclareço mais alguns mitos e verdades muito comuns na gravidez. Confira!

1)      Não é possível engravidar durante a amamentação.  

MITO. A amamentação de forma exclusiva causa bloqueio dos hormônios fazendo com que a mulher não menstrue, porém caso esta paciente inicie complementação com outro tipo de leite ou passe a menstruar  o eixo cerebral passa a enviar estímulos para a formação de folículos e consequente ovulação, podendo engravidar sim.

2)      Durante a gestação, a paciente deve evitar o contato com gatos.

DEPENDE.  Na teoria, as fezes dos gatos podem transmitir doenças como a Toxoplasmose. Ainda assim, a quantidade de gatos domésticos infectados com o parasita causador da doença é inferior a 1%.

O mais indicado é que aquelas gestantes que não foram sensibilizadas a doença antes da gestação ( é possível saber isso com um exame de sangue) tomem mais cuidado com o contato com gatos de rua e com as suas fezes. Não é necessário, porém, cortar o contato com o gatinho de estimação que você gosta tanto.

3)      O sexo do bebê pode ser indicado pelo tamanho e formato da barriga

MITO. Não há estudos que comprovem relação entre o formato da barriga e o sexo do bebê. Outros fatores anatômicos e genéticos podem interferir nessa questão, como o tamanho da placenta, a quantidade de líquido aminiótico, expansão do útero, tamanho do bebê, etc.

4)      Gestantes não podem praticar exercícios físicos

MITO. A atividade física tem muitos benefícios para a gestante, desde que seja realizada com moderação e indicação médica.  A indicação é restringir os exercícios aeróbicos, que aumentam a frequência cardíaca e priorizar alongamentos, hidroginástica e pilates. Abdominais também são proibidos.

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

0 Comentários