Mitos e verdades da Gravidez – Parte 1

A gravidez é um momento muito especial para um casal, mas também é um período em que surgem muitas dúvidas e alguns mitos podem confundir a cabeça da futura mamãe. Por esse motivo, começo hoje uma série de posts para esclarecer alguns mitos e verdades sobre a gestação.

1) Azia é sinal de que o bebê nascerá cabeludo

MITO. Não existe nenhuma comprovação científica que relacione a azia aos cabelos do bebê. É normal que a gestante apresente esse sintoma no início da gestação devido ao aumento dos níveis do HCG, hormônio da gravidez.

Já do meio para o final da gravidez, a azia é consequência do aumento de outro hormônio, a progesterona, que tem ação direta na facilidade de digestão da paciente.

2) Ficar muito tempo sem se alimentar causa aumento nos enjoos

VERDADE. A falta de alimentação faz com que o estômago produza mais ácido gástrico, piorando a sensação de mal-estar, enjoos e azia. Por isso, é recomendado que a gestante se alimente em pequenas porções a cada 3 horas.

3) Sangramento gengival é comum na gravidez

VERDADE.  Devido aos elevados índices de progesterona, a mucosa da gengiva tende a ficar mais sensível no período gestacional e pode até sofrer pequenos sangramentos durante a escovação. Alguns hábitos simples podem ajudar a diminuir o sangramento e aliviar a inflamação, por isso, é importante abordar o assunto na consulta ao ginecologista.

4) Cerveja preta melhora a produção de leite

MITO. Não existe nenhuma comprovação científica que a cerveja preta melhora a produção de leite da futura mamãe. Aliás, não existe uma dose de álcool ou mesmo um tipo de bebida considerada segura durante a gravidez. Álcool é proibido em qualquer período da gestação!

Em breve, eu esclarecerei mais mitos e verdades sobre a gestação. Até a próxima!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

0 Comentários